domingo, 29 de março de 2009

Teorias da Desgraça Maior e da Desgraça Alheia

   As pessoas que andam comigo sempre ouvem falar de duas teorias postuladas por mim: a da Desgraça Maior e a da Desgraça Alheia. 
   Antes que os leitores pensem, não, eu não sou mais um pessimista. Aliás, como vocês observarão, até me posiciono contra uma das teorias. Mas, independente de pessimistas ou não, o fato é que as duas são reais e por isso as postulei.
   A Teoria da Desgraça Alheia é quando consolamos o nosso infortúnio com o infortúnio de alguém. Para os estudantes, como eu, é mais fácil entendê-la. Se tem uma prova na Faculdade e você se ferra sozinho, é a pior coisa do mundo. Contudo, se mais alguém se ferra (principalmente o mais nerd da sala) o alívio é próximo do que você teria se tivesse fechado a prova. Para quem não é estudante, pode-se visualizar no ato da demissão. Embora nunca tenha sido, conheço pessoas que já foram e me disseram: ser chamado sozinho na sala do chefe, ou no departamento de RH e ser demitido é constrangedor. Entretanto, quando chamam-se várias pessoas para serem demitidas juntas, não existe o constrangimento (pelo menos não da mesma grandeza) e a sensação de ser despedido é amenizada. A frase emblemática das situações dessa Teoria é: "Pelo menos não fui só eu."
   A Teoria da Desgraça maior, que eu particularmente sou contra, é mais presente no dia a dia de cada um. A frase emblemática das situações dessa Teoria é : "Poderia ser pior...". Imagine que você tem uma qualidade de vida com casa, carro, etc, etc, etc. De repente acontece um acidente, você perde seu carro. Vem alguém e lhe diz: "Calma. Pensa bem. Poderia ser pior. Você poderia ter perdido a casa também". Aí, uma semana depois, você perde a casa em um incêndio. A mesma pessoa chega e lhe diz: "Pensa bem, poderia ser pior. Você ainda tem seu emprego e pode recuperar tudo". Então, após váaaaarias semanas, você perde tudo o que aquela pessoa podia falar que você ainda tinha, inclusive o emprego, e então você pensa "Agora eu vou conversar com ele e vou pegá-lo, porque não tem mais nada que ele possa falar que poderia ser pior". Assim, quando, com grande expectativa, você encontra a pessoa e diz que perdeu tudo ela responde, num ato, como que sobrenaturalmente inspirado, e diz: "Pensa bem. Poderia ser pior. Você poderia ter tudo o que perdeu mas ser uma pessoa infeliz, com depressão e problemas familiares". E então o ciclo começa todo de novo. E acreditem, leitores, ele NUNCA acaba.
   Estou postando as duas Teorias após várias pessoas amigas dizerem que gostaram e que acharam interessante. Dentre elas o Luciano, a Sheyla e a Vanessa do Iguinho. Por fim, aproveito para mostrar minha opinião contra todas as pessoas que chegam a nós para dizer "Poderia ser pior". Não! É justamente o contrário! Poderia ser melhor!!! E vá aplicar a Desgraça Maior com outra pessoa!!!

6 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Saudade dessas teorias....

    Teremos tempo para colocar todas em dia, não é meu amigo?

    Abração

    ps: mantem o motivo de eu ter te ligado em segredo por enquanto, ok?

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk.....é isso aí papito....tamu junto....parabens pelo blog e pelas teorias.....paiz!!

    ResponderExcluir
  3. Bom...vamos lá..a teoria é mais do que verdadeira,principalmente a da desgraça maior..sempre tem esses engraçadinhos com um otimismo fora de hora...e logicamente nos deixa pior ainda...Claudinho !!! amei o blog..ri demais...parabéns e contie divulgando suas teorias!!!

    ResponderExcluir
  4. Nhammm.... concordo com a primeira... realmente é um FATO quando alguém se ferra junto.... há um mega alivio... mas a segunda... acho que a pessoa so está tentando te mostrar um outro lado... pra vc nao ficar tao triste...acho que eu faco isso as vezes...
    :/
    mas ahhh... acho que no fundo a pessoa está tentando te ajudar... as vezes da forma errada.. mas enfim...

    adorei o post.... e eu tb tenho minhas teorias da vida... um dia a gente senta e discute... hehe

    Bjinhos lindeza!!!! Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  5. Galo perder o mineiro - desgraça pequena
    Galo perder a copa do Brasil - desgraça média
    Galo perder o brasileiro - desgraça grande
    Time do Galo - Desgraça maior!!!

    ass Igor

    ResponderExcluir
  6. A minha frase pra completar essas teorias é a seguinte: Quando os indicios mostram que vão acontecer algo de ruim, você ja fica desesperado deita pensando naquilo, acorda penssando naquilo, almoça pensando naquilo( quando consegue comer) e .... Então eu acredito que a expectativa da desgraça é bem pior que a propria desgraça! ( Você sofre horrores e pode ser que ela nem aconteça) Se ela acontece você ja esta acabado!

    ResponderExcluir