segunda-feira, 14 de junho de 2010

Crise do Reflexo Terceirizado

Vários psicólogos já nomearam, mesmo que informalmente, crises psicológicas que os humanos enfrentam pela vida por criarem/esperarem uma imagem muito grande de algo/alguém que não condiz com a realidade. De todas que eu já li e ouvi, a única que consigo lembrar para citar é a crise dos pais perfeitos "a decepção que a criança enfrenta quando mais cedo ou mais tarde descobre que seu/sua pai/mãe possui alguns defeitos inaceitáveis que se chocam com a imagem (perfeita) que tinha de seus pais até então". Analisando (sempre) pelo meu ponto de vista menos subjetivo e mais exato, decidi postular uma crise também: a crise do reflexo terceirizado.

Rotineiramente, decepcionamo-nos com atitudes de amigos (e até dos melhores) pela quais não esperávamos: na maioria das vezes, o que acontece é que esperamos que a pessoa faça algo por nós que seria exatamente o que faríamos por ela naquela situação. O erro reside justamente em querermos criar um reflexo de nós mesmos nas pessoas como se fôssemos nos ter de amigos "implantados" em terceira pessoa. Assim, quando damos falta desse reflexo nos nossos amigos, relacionamentos e até parentes, tendemos a nos decepcionar.

Gostar de alguém não é sinônimo de fazer pela pessoa que se gosta o que essa pessoa faz por você e, conseqüentemente, ser "gostado" por alguém não é receber dessa pessoa o que você faz por ela. Invente uma maneira de gostar de seus amigos e deixe que eles também inventem uma maneira de gostar de você; faça sem esperar a mesma coisa em troca que a surpresa virá de forma veloz na mão inversa trazendo consigo a satisfação. Estatisticamente e historicamente, os poetas mais felizes e os companheiros mais honráveis dos contos eram aqueles que faziam muito mais pelas pessoas que gostavam do que recebiam.

2 comentários:

  1. ...realmente, a gente fica com a visão de alguem perfeito! :)

    ResponderExcluir
  2. Dá até pra fazer listas, né? rs

    Cara, saudade imensa de vc. Vc precisa demais passar por Curitiba na volta ao Brasil!

    ResponderExcluir