quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Então é natal...

Muita gente se questiona o verdadeiro sentido do natal. Eu vou escrever sobre o verdadeiro sentido do natal sob meu ponto de vista.

Papai Noel e presentes? Definitivamente não. A melhor analogia que eu já consegui achar para o Papai Noel e seus presentes é o próprio Governo com suas bolsas: você trabalha o ano inteiro para dar um presente para alguém mais necessitado do que você e, no final das contas, quem acaba levando o mérito é o Papai Noel, ou o Governo. Assim, o velhinho é só mais uma jogada de marketing para gastarmos nosso décimo terceiro. E vale explicitar que eu não sou contra, já que também me rendo à jogada e compro presentes de natal.

Jesus? Também não. Os espirituais hão de me condenar mas tem algumas coisas que eu gostaria de lembrá-los. Os estudos hoje indicam que Jesus nasceu durante a festa dos tabernáculos, ou seja, no 7o mês do calendário judaico, chamado Etenin. No nosso calendário Gregoriano esse mês corresponde ao 9o mês, setembro. Portanto, não acredito nesse sentido para o natal. Pelo menos eu ficaria bastante nervoso se um grupo de pessoas juntasse e começasse a me dar feliz aniversário três meses atrasado todo ano.

O verdadeiro sentido do natal na minha opinião são pessoas. Família, amigos, desconhecidos, todas aquelas pessoas que você junta num espaço (na maioria das vezes pequeno) para comemorar a data e revê-las, ao menos, uma vez por ano. São pessoas que você provavelmente dirá em seus enterros que se arrepende de não haver passado tempo o bastante com elas. Outras, você desejará ter passado menos tempo. Com algumas, passar duas horas em um ano em uma noite de natal parece crédito suficiente para não passar mais nenhum natal (e de fato é). Mas, para nenhuma delas, não desejará não ter passado algum tempo. O espírito natalino é a habilidade de se conviver com pessoas quem, em um dia comum, não se convive.

(Estou terminando um texto para o próximo post. Acho que a véspera de ano novo é um dia ideal para postá-lo. O título é A Inércia da Vida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário