sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A Inércia da Vida

Bom, hoje vou postar um texto que estou fazendo já há algum tempo. Ele nasceu de uma conversa com o @smatheus2, meu irmão, há uns 7 anos atrás. Sempre refleti nisso e acho que consegui formular um texto que expressasse bem as idéias.

(Quem lembra da Lei da Inércia pode pular pro 2o parágrafo).
A Inércia é uma propriedade física da matéria que foi descoberta por Galileu e depois confirmada por Newton. Ela diz que um corpo, na ausência de forças ou se a resultante do conjunto de forças que atua no corpo for nula, não sofre variação de velocidade. Em outras palavras, se não tem nada mexendo com o corpo, se ele tiver parado, continua, se tiver movendo, continua. Muita gente associa a inércia erroneamente apenas à propriedade de continuar parado e acabam esquecendo que ela também se aplica para que o corpo continue em movimento.

Não obstante, pode-se reparar a imensa semelhança disso com a vida. É incrível como nos piores momentos, naqueles que não queremos fazer nada e, de fato, não fazemos nada é tão difícil dar o primeiro passo para sair daquela situação. Quaisquer que forem os motivos, a tendência é sempre a mesma: ficarmos cada vez mais e mais parados, sem tomar nenhuma atitude, menos ativos, enquanto a vida passa pela nossa inércia. O exemplo dessa situação é aquela pessoa que sempre se conhece em cuja vida nada acontece mas ela também não corre atrás de nada para acontecer. Em contrapartida, quando tomamos a primeira atitude para sair dessa situação, o primeiro movimento, tudo começa a acontecer. É o rompimento do atrito estático. O ânimo é maior para se fazer tudo, os problemas parecem tornar simples por si só e a impressão é de qualquer coisa que surja, você tem a disposição e o que for necessário para resolvê-lo imediatamente. Esse exemplo é mais raro mas também sempre se conhece alguém assim. Como na física, pode-se passar de qualquer uma das situações para a outra. Às vezes facilmente e às vezes nem tão fácil assim. O segredo é qual a força que se permite atuar no corpo. A famosa expressão "isso me joga pra cima" é uma força que pode te levar do estado parado para o movimento assim como "isso me joga pra baixo" pode fazer o caminho inverso.

Dessa forma, acredito que fomos feito para isso. Para optar entre a inércia parada ou a inércia em movimento. Entre fazer ou dar desculpas. Entre viver ou atuar na própria vida.

2 comentários:

  1. Isso é verdade.

    Sairmos da inércia, dar o primeiro passo, é sempre tão difícil quando estamos parados. Quando você se motiva pra fazer alguma coisa e consegue fazer o movimento inicial, é mais fácil persistir nele e continuar que retomar o estado parado.

    Vamos fazer, seus lixo :P

    ResponderExcluir
  2. Boa grande TCP.

    Como sempre, sabedoria dalai lâmica: Vamos fazer, seus lixo (2).

    ResponderExcluir